quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Trinca-Ferro





O Trinca-Ferro é uma ave valente, territorialista, que gosta de disputas e que desperta um grande interesse nos passarinheiros do nosso país.


ALIMENTAÇÃO
Os Trinca Ferros são animais onívoros. Isso significa que seu aparelho digestivo está adaptadado para se alimentar com diferentes fontes (frutas, verduras, legumes, sementes e pequenos insetos). Há algumas maneiras principais de se alimentar um Trinca e nós vamos apresentá-las aqui.
RAÇÕES FARELADAS, SEMENTES, FRUTAS, LEGUMES E VERDURAS:
Até pouco tempo atrás, era o tipo de alimentação mais usado pelos trinqueiros. Estes produtos são facilmente encontrados em casas para animais e são compostos basicamente de 1) Farelos, 2) insetos e frutas ressecados e 3) Algumas sementes.
Caso o criador deseje utilizar as rações fareladas, ele deve complementar a alimentação do Trinca com frutas, verduras e legumes. Neste caso recomenda-se os seguintes itens:
Frutas: Maçã, Pêra, Banana, Melão, Manga, Kiwi, Goiaba. (ATENÇÃO: Cuidado com Laranja e Mamão, pois soltam o intestino do Trinca)
Legumes: Berinjela, Cenoura (Ralada), Beterraba (Ralada), Pepino, Chuchu, Jiló, Pimentão e Milho Verde;
Verduras: Sempre as verduras escuras: Escarola, Couve, Talo da Couve, Chicória e Repolho Roxo.
Para atender às necessidades de proteína do Trinca Ferro, o criador deve oferecer larvas de tenébrio e grilos ao pássaro. Estes insetos podem ser encontradas em sites especializados.
Caso o criador queira oferecer sementes ao Trinca Ferro, ele pode dar Alpiste, Paiço (comum, verde, vermelho e preto), Senha, Aveia, Arroz com Casca, Cânhamo e Girassol. Muita atenção para o seguinte: Cânhamo e o Girassol devem ser dados somente de vez em quando, em pequenas proporções, pois são sementes bastante oleosas. Se forem dadas com freqüência, deixarão a ave obesa e atacarão seu fígado. Arroz com casca pode ser deixado de lado, pois também não são muito boas para o fígado do Trinca.
A grande questão que envolve tudo isso é o equilíbrio nutricional. Caso seu Trinca Ferro goste de um destes itens, ele pode se alimentar exclusivamente deste seu alimento preferido (e deixar o resto de lado). Isso pode causar um desequilíbrio nutricional que pode, inclusive, levá-lo a adoecer.
Um outro problema ocasionado por esta alimentação tão diversificada é a manutenção destes itens: como todos estes alimentos são perecíveis, o criador terá de aumentar em muito seu cuidado (para que não se estraguem na gaiola).
Por último, há a questão dos agrotóxicos. Nós, seres humanos, não sentimos tanto os efeitos destes produtos, mas os pássaros tem um metabolismo muito diferente e seu tamanho é incomparavelmente menor que o nosso. Desta forma, as doses de agrotóxicos presentes nas frutas, verduras e legumes podem ser letais para as aves. O criador deve estar atento a isto.
RAÇÕES EXTRUSADAS:
As rações extrusadas são relativamente novas no mercado, mas seus benefícios já estão sendo relacionados pelos criadores. Vejamos alguns deles:
Com as extrusadas, o criador não precisa se preocupar com o equilíbrio nutricional do pássaro. Cada partícula de ração contém todos os elementos que a ave necessita para ter uma boa constituição alimentar. Mesmo que o pássaro faça seleção entre as cores da ração (ex: come as bolinhas "verdes" e deixa as "vermelhas" de lado), não haverá problema nenhum; pois os nutrientes presentes em cada uma das partículas são iguais.
Neste caso, o criador não deve fazer das frutas, legumes e verduras a base da constituição alimentar de seus Trincas (mas pode oferecê-los somente 2 ou 3 vezes por semana, para agradar ao pássaro).
Também com as extrusadas o ambiente do pássaro fica mais limpo, diminuindo as chances da ave contrair doenças. O criador não precisa dispensar o cuidado que teria de ser dado se estivesse oferecendo alimentos perecíveis diariamente.
Quanto ao transporte e a manutenção das rações, há mais benefícios. Elas são engarrafadas ou empacotadas dentro dos laboratórios fabricantes (o que diminui em muito o risco de qualquer tipo de contaminação).
Um dos problemas da utilização das rações é o seu preço. Por mais que elas sejam fabricadas por diferentes empresas (com diferentes preços) elas certamente são mais caras do que as frutas e sementes.
Uma outra dificuldade é o acesso: nem todas as cidades do Brasil contam com lojas e petshops que recebem estas rações. Também as empresas que vendem produtos para aves por internet não conseguem atender a todas as cidades do país.
Há ainda uma outra dificuldade: uma das grandes barreiras que os criadores encontram para utilizar as rações é mesmo a aderência por parte dos pássaros. Alguns dos pássaros têm muita dificuldade em pegar a ração (o que desanima seus donos, que acabam desistindo de utilizar as extrusadas).
De qualquer forma, quem for aderir à alimentação à base de rações extrusadas deve procurar as marcas Alcon (Ração "Alcon Club"), Megazoo (Ração "O-20") e Nutrópica (Ração "Pássaros Brasileiros"). Essas são marcas facilmente encontradas no mercado e que gozam de credibilidade.
UMA DICA SOBRE ALIMENTAÇÃO: Lembre-se de oferecer abundância de alimentos macios quando o Trinca estiver passando pelo período da muda de bico, pois ele não vai poder fazer força para quebrar e triturar alimentos.





REPRODUÇÃO
Os Trincas seguem o ritual de aproximação comum às outras aves. Trata-se de uma ave bastante territorialista, que não convive em grupos. Recomenda-se deixar macho e fêmea separados durante o ano (para juntá-los somente durante os períodos de acasalamento).
Muitos criadores tentam colocar macho e fêmea juntos quando chega a época da reprodução, mas assistem aos dois brigaraem (ao invés de verem a gala do macho sobre a fêmea). Isso pode acontecer porque não houve o devido "preparo" para a gala.
É necessário que o criador realize uma aproximação entre macho e fêmea, um "namoro". Neste namoro, recomenda-se deixar macho e fêmea se escutando, para que ouçam os ruídos e pialadas um do outro. A fêmea irá escutar o canto do macho e irá se sentir atraída.
Um ponto a se destacar é que macho e fêmea de Trinca Ferro se parecem bastante. Por isso, um macho pode pensar que a fêmea é um outro macho (e vice-versa). Isso pode fazê-los tornarem-se agressivos entre si. O "namoro" fará com que eles se reconheçam como sendo do sexo oposto (ficando assim mais abertos para um contato próximo).
Depois da aproximação, o criador pode deixar com que eles se vejam e fiquem um tempo com gaiolas próximas, uma ao lado da outra. Isso fará com que eles se acostumem com a presença um do outro antes que sejam colocados para acasalar. Quando a fêmea estiver abaixando ao ver o macho, é hora de juntá-los para a gala.
Depois da gala, o criador pode tentar deixá-los juntos. Existem algumas fêmeas que permitem que os machos ajudem a criar os filhotes (e existem alguns machos que querem cuidar dos filhotes). Mas cuidado: não são todos os machos que querem ajudar a fêmea e nem todas as fêmeas que permitem que o macho as ajude.
O criador deve deixar as gaiolas encostadas para ver se o macho dá comida no bico da fêmea. Se isso acontecer, o criador pode colocá-los em uma mesma gaiola (desde que haja espaço suficiente). Trincas são pássaros grandes e colocar dois deles em uma gaiola pequena é uma maldade.
O criador deve lembrar de colocar abundância de alimentos na gaiola da fêmea, pois só quando se sentir segura para cuidar dos filhotes ela aceitará a gala do macho. O passarinheiro também deve lembrar de colocar um ninho para a fêmea, pois ela também não aceitará a gala do macho se não tiver onde colocar os filhotes.
Quanto à criação dos ninhegos, o criador não precisa se preocupar em alimentá-los (pois a fêmea irá fazê-lo). O passarinheiro só deve se preocupar com isso caso ele perceba que a fêmea (por alguma razão) não está dando comida a eles. Nestes casos, ele deve fornecer uma papinha para filhotes (comprada em casas especializadas ou sites de produtos para aves).


DOENÇAS
Há uma consideração a ser feita antes de falarmos sobre as doenças do Trinca Ferro. A melhor opção quando um criador tem uma ave doente é procurar um veterinário. A observação do especialista supera (em muito) os palpites dados na internet sobre as formas de se tratar um pássaro. Falaremos aqui um pouco sobre as doenças que acometem o Trinca Ferro, mas a solução para todas elas deve ser dada em consulta, com atendimento específico.
PEVIDE (ou PIVITE):
Trata-se de uma doença que prejudica de maneira especial os Trincas. A Pevide é uma inflamação na língua do Trinca Ferro. Cria-se uma crosta na língua que impede o pássaro de se alimentar direito. Com o tempo ele irá ter deficiências alimentares e sua saúde estará comprometida (podendo levá-lo à morte).
Já de início é bom avisar: não adianta simplesmente arrancar a crosta, pois a Pevide é somente um sintoma de uma doença causada por um parasita que fica instalado no aparelho respiratório do animal. A Pevide é a "ponta do iceberg".
Muitos criadores explicam que "curaram" a Pevide de seus Trincas arrancando a ponta da língua dos mesmos. Isso é uma ignorância sem tamanho, que deve ser abolida entre os trinqueiros. Submeter o animal a esta mutilação é um desconhecimento generalizado (e uma maneira de fazer a ave sofrer).
Recomenda-se levar o animal a um veterinário especializado em aves silvestres, para que possa diagnosticar, de fato, a Pevide. O especialista irá prescrever polivitamínicos para que o pássaro seja suprido em suas necessidades nutricionais (uma vez que o Trinca acometido de Pevide tem dificuldades em se alimentar). Depois, o veterinário irá prescrever um tratamento com vermífugo. Este tratamento (de vermifugação) irá acontecer de maneira gradativa, pois há risco de vida para o Trinca se o verme morrer dentro de seu aparelho respiratório.
Por último (depois de tratada a origem do problema) o criador irá se preocupar em - finalmente - arrancar a Pevide. A retirada da Pevide em hora errada pode acarretar em sangramento e dor forte. Já a retirada no momento certo (por pessoa experiente) será simples e indolor. Este procedimento (de retirada da Pevide) pode ser feito por um criador que já tenha feito isso em ocasiões anteriores. O momento bom para a retirada da crosta é quando a língua do Trinca estiver com coloração amarelada. Esta é a hora de realizar o procedimento.
Depois que a Pevide for retirada, o criador deve permanecer oferecendo abundância de alimentos macios ao seu pássaro. Também é importante que ele receba uma dieta rica em proteínas (ex: larvas de tenébrio, grilos e farinhadas com ovo).

ROUQUIDÃO:
Outro problema que acomete os Trinca Ferros é a rouquidão. Ela pode acontecer por algumas diferentes razões e o tratamento para cada uma delas é bastante diferente.
Pode ser que o Trinca Ferro esteja rouco por ter pego um resfriado. Gaiolas que ficam em lugares com corrente de vento podem fazer com que a ave fique resfriada. Mudanças bruscas de ambiente (tirar o Trinca de casa em um dia frio) também podem causar o mesmo efeito. Este tipo de rouquidão pode ser tratada de maneira mais simples, com produtos naturais e uma atenção especial para o local onde a ave irá se recuperar. Recomenda-se encapar o Trinca, mantê-lo em um lugar aquecido e oferecer chá de Romã na água de beber.
Mas o Trinca Ferro pode ficar rouco por causa de parasitas. Estes vermes ficam instalados no aparelho respiratório da ave, impedindo ela de respirar e cantar direito. Neste caso, recomenda-se levar a ave a um veterinário, para que ele possa diagnosticar, de fato, a origem da enfermidade. Caso queira correr o risco de realizar um tratamento particular (sem supervisão médica) o criador pode adquirir produtos como Tylotrat, Nalyt, Tylan, Allax ou Ivomec. No caso, o passarinheiro terá de optar por um dos medicamentos citados; deverá observar as informações de bula e seguir as orientações da mesma.
OBESIDADE:
Trincas ficam gordos quando não tem espaço suficiente para se exercitarem ou quando ingerem alimento em excesso (ou alimentos gordurosos em grandes quantidades). Nestes casos, recomeda-se oferecer uma gaiola maior ao Trinca Ferro (ou colocá-lo em uma voadeira ou em um viveiro).
Muitos criadores mantém seus Trincas em gaiolas com as mesmas medidas das gaiolas de torneios. Como já destacado no canal "Gaiolas", este espaço não é suficiente para a vida diária do animal. São boas para torneios porque seu tamanho diminuto permite um contato visual constante com as aves adversárias; mas são muito pequenas para servirem de moradia do pássaro.
O criador também deve ter uma atenção especial para com a alimentação do Trinca Ferro. Recomenda-se utilizar as Rações Extrusadas (por serem naturalmente equilibradas) e oferecer farinhadas somente em um dia da semana (pois as mesmas ingeridas em excesso podem deixar a ave gorda).

OUTRAS DICAS :
Há muitos outros sintomas que indicam que uma ave está doente. Para isso, o criador deverá observar suas aves constantemente. O melhor preventivo é o olho do dono! Veja alguns sintomas que devem deixá-lo em sinal de alerta e procure por um veterinário se observar algum deles em seus pássaros.
- Pássaro quieto, sem disposição, em um canto da gaiola ou no fundo da mesma.
- Pássaro que não come
- Pássaro que bebe muita água
- Pássaro que está muito magro
- Pássaro que passa o dia respirando com o bico aberto
- Pássaro que emite chiados enquanto respira
- Pássaro que sempre dorme apoiado nas duas pernas
Observando suas aves todos os dias você pode notar comportamentos estranhos e evitar que muitas das doenças de agravem.

Fonte: coleiro.com, google imagens.

4 comentários:

  1. meu trica ta com a ponta da lingua branca comendo com dificuldade e tem tipo de uma berruga no meio da lingua o q pode ser

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. corre para um veterinário porque se deixar passar muito tempo a ave pode morre muito fácil. elas são bem frágeis.

      Excluir
  2. Muito bom esse blog, tudo bem explica, o assunto muito bom. Parabéns.
    Galera esse assunto acima sobre PIVITE ou PIVIDE requer mais atenção.
    PIVITE não é o que vários blogs dizem por ai que é verminose,falta de vitamina A e outras coisas que inventam .
    PIVITE também NÃO se trata com vermífugos ,nistatina ,antibióticos e outros.
    PIVITE só com cirurgia, e logico , só com um profissional para avaliar o caso, não vão saindo arrancando a linguá do trinca ai não hein. só com veterinário ok.
    Leiam a fonte em https:/ www.niaas.com.br ou digitem no próprio google A verdade sobre pivite trinca ferro :: Dr Felipe Bath

    ResponderExcluir
  3. Boa noite o meu trinca está com a ponta da língua preta.e deves enquanto ele antes bc como se estivesse com falta de ar

    ResponderExcluir