quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Canário da Terra






O Canário da Terra é um dos pássaros mais queridos da nossa fauna. Os anos passam e ele continua sendo um dos preferidos entre os passarinheiros do nosso Brasil. Este se propõe a ser um canal dedicado ao Canário da Terra; esta ave valente e de canto agradável. Por ser um pássaro especial, o Canário da Terra também merece nossa atenção especial. Aproveite sua visita, recomende o site aos seus amigos e mande sua opinião para que o conteúdo fique cada vez mais completo. Quanto mais trabalharmos pelo Canário da Terra, mais valorizada será esta ave e mais respeitada ela será pelos amantes da nossa fauna.





O canário-da-terra-verdadeiro ou canário-da-terra (Sicalis flaveola) é uma espécie de ave da família Emberizidae. Originário da América do Sul, é encontrado na Colombia, Equador, Venezuela, Peru, Brasil e Argentina. No Brasil, podemos o encontrar no Maranhão, Minas Gerais, Piauí, Ceará, Pernambuco, Bahia, Espírito Santo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná , Mato Grosso e Goiás.
Os filhotes são da cor cinzenta ou parda , independente do sexo. Quando adultos, os machos têm cor predominante amarela, principalmente na cabeça com tons avermelhados, e as fêmeas tomam um tom pardo ou amarelo misto com estrias escuras. Os machos podem brigar entre si por fêmeas – que normalmente atiçam as brigas – até à fuga de um dos canários. Tanto os machos quanto as fêmeas cantam, sendo que as últimas alcançam menor diapasão. A alimentação é tipicamente constituída de sementes (como alpiste) e vegetais folhosos. Alcançam um tamanho de 13,5 centímetros.



O canário-da-terra faz ninho, na natureza, em cavidades, chegando a utilizar frequentemente, ninhos abandonados de joão-de-barro, assim como crânios de gado dispostos para tal em estacas. Há referências a ninhos colocados no telhado das casas. São muito agressivos na defesa do ninho, chegando a atacar aves maiores que dele se aproximem. Em cativeiro, muitas vezes reproduzem-se em gaiolas de 70x40x30 cm, com uma caixa para ninho com 15 cm de lado e que tenha um furo para entrada. Normalmente, podem ser utilizados sacos de estopa cortados e desfiados para que a fêmea confeccione o ninho.
É um passáro muito utilizado em rinhas de briga, onde as lutas podem durar até 25 minutos sem intervalos, é uma pratica ilegal e cruel.
Por ser um pássaro nativo do Brasil, é necessária uma licença do IBAMA para a criação em cativeiro.
Na América do Sul existe uma sub-espécie do canário da terra conhecida como Valida.

Fonte: Canáriodaterra.com, Wikipédia, Imagens Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário